sábado, 17 de maio de 2008

Do latim: subversione.

*
[“Por vezes, a frase digressiva envereda por uma ramificação secundária e perde de vista o pensamento inicial.” ]
* E ele tenta reagir

Até hoje criticam as pessoas subversivas. Mas teimam, até hoje, em usurpar o poder.
Para proteger da subversão, agentes especiais eram contratados pelo imperador persa, cuja função era a de ser seus olhos e ouvidos.
Em Roma, os imperadores queriam estar acima do bem e do mal. O Senado estava submisso às suas ordens. E Constantinopla a invejava. Queria ser “a nova Roma”, em território, cultora, e sim, em poder.
A Igreja imaginava que a Terra era imóvel no centro do Universo, ela estava errada, mas, mesmo assim, quem contestou a ‘verdade’ doutrinada não teve um fim favorável.
[Morre em 1642, Galileu Galilei, ‘condenado pela Igreja Católica por suas convicções científicas. Teve suas obras censuradas e proibidas’].
Absolutismo consolidado pela França, o rei era a própria lei, digo, estava acima dela. ‘Todo Estado está em mim’ - afirmava humildemente.
Alguns nobres de raciocínio não conseguiam compreender. Porém, outros simplesmente retrucavam ‘ É assim porque é’.
Mas as desordens sempre aparecem, é inerente a qualquer ruptura de pensamento. E sempre surge alguém disposto a solucionar determinados males, mas de qualquer maneira, surge a reação da reação.
Ainda reclamam daqueles que se revoltam com o poder estabelecido. Como naquele movimento intelectual que criticavam arduamente o Antigo Regime. Era a ‘Época das Luzes’.
E a idéia de ‘Liberdade e Progresso’ gerou a miséria do proletariado.
Toda e qualquer espécie de concorrência atrapalha a possibilidade de controlar preços, falavam os que se deliciavam com a idéia do monopólio.
Não posso me esquecer do imperialismo que, segundo Ferry, é filho da industrialização.
‘Então, o que acham de dividir a África? E a Índia?’ – perguntaram sem levar em consideração as pessoas que ali habitavam.
Agora, uma frase me veio à mente: "liberdade ainda que tardia".. escrita ao redor daquele símbolo triangular – lema da Inconfidência Mineira – queriam romper os laços com Portugal. Deve ser porque vi recentemente ‘o local’ onde expuseram a cabeça de Tiradentes.
Apenas por isso. Mas meus pensamentos logo foram parar em Cuba, e a imagem tirana de Fidel.
[Abril de 2003, Fidel Castro mandou fuzilar três cubanos que pretendiam fugir de Cuba - eles foram acusados de terrorismo e eliminados sem direito à processo judicial - http://www.midiasemmascara.org/]
Ah, e o ganhador do prêmio Nobel de Literatura na Turquia? Orhan Pamuk. As suas criticas resultaram em ameaça de morte, teve que fugir do seu país.
[http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdelivros/890796]
Nos dias de hoje é muito fácil justificar barbaridades com o direito de se defender dos terroristas. ‘Se você manda um míssil contra uma casa de palestinos, basta dizer que ali se abrigava um terrorista. Não há reprovação alguma’.

E, mais uma vez:
Apossam-se violentamente
Adquirem com fraude
Alcançam sem direito...
d.o poder!

[Aurélio – usurpar – do lat. usurpare.]

Eu poderia ficar divagando horas e horas sobre vários acontecimentos. Eu mal citei o Brasil, pois aqui, país do carnaval, futebol e CPI, a digressão seria tamanha.


[ele chegou irritado. como se alguém tivesse xingado a sua tia Dôdôra e, ainda, atirado uma pedra em seu dedo machucado. quase isso, o professor tinha corrigido a sua prova de maneira errada.

“Eu marquei a alternativa correta” – dizia mais que irritado, tentando justificar (ou não) o seu estado.

“Você pediu revisão de prova? ”

“Sim!”

“E aí?”

“Ele não alterou nada, embora tenha confessado que a minha resposta está correta”]*

*[eu ia escrever apenas isso]


[Pois é Soberbinho... 'a vida é dura', mas aquela rosa foi dada de coração]

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, visito seu blog pela primeira vez, e adorei sua forma de escrever, bem como seus textos... já está nos meus favoritos, voltarei sempre!!
Parabéns!

Unknown disse...

Pois eh soberbinha, pelo menos a rosa foi de coraçao...

:D

/me lisonjeado por ter sido lembrado...
minha tia dodora mandou um xeru!!